A anorexia nervosa é um transtorno alimentar caracterizado por uma rígida e insuficiente dieta alimentar (caracterizando em baixo peso corporal) e stress físico. A anorexia nervosa é uma doença complexa, envolvendo componentes psicológicos, fisiológicos e sociais. Uma pessoa com anorexia nervosa é chamada de anoréctica. Uma pessoa anoréctica pode ser também bulimia. A anorexia nervosa afecta primariamente adolescentes do sexo feminino e jovens mulheres do Hemisfério Ocidental. A taxa de mortalidade da anorexia nervosa é de aproximadamente 10%, uma das maiores entre qualquer transtorno psicológico. A anorexia nervosa, por ser uma doença com raízes psicológicas, é difícil de ser tratada e curada. Uma vez diagnosticada, a anoréctica passa por terapia individual, terapia em grupo e terapia familiar, em casos leves e moderados. Punições contra recaídas geralmente são pouco efectivas, uma vez que o objectivo do anoréctico é emagrecer a todo custo. A força de vontade da anoréctica em tratar-se é importante, mas como a negação do problema é frequente, médicos, terapeutas e familiares precisam ser pacientes enquanto motivam e apoiam a anoréctica em sua recuperação. Paciência, diálogo e motivação são essenciais no tratamento contra a anorexia.
“A modelo brasileira Ana Carolina Reston morreu, esta terça-feira, num hospital de São Paulo, Brasil, vítima de anorexia. A jovem tinha 21 anos e com 1,74 de altura pesava apenas 40 quilos.
Ana Carolina foi internada em Outubro, vítima da doença e com problemas respiratórios e renais. A modelo foi hospitalizada na véspera de uma viagem que a levaria a Paris para uma sessão fotográfica. Desde então, o estado de saúde da manequim foi piorando até se transformar numa infecção generalizada.
A modelo brasileira vomitava quase tudo o que comia e a sua alimentação resumia-se sobretudo a tomates e maçãs. Recentemente, Ana Carolina viu recusado o «book» que fez para Giorgio Armani, por ter sido considerada demasiado magra. Ainda assim trabalhava para agências internacionais como a Ford, Elite e L'equipe.
A família espera que a morte da modelo sirva de alerta para os perigos da ditadura da magreza.”
Era bom que isto acabasse, mas cada vez mais aumenta... Cada vez mais se vê modelos muito magrase são exigidas também pela alta costura. Para mim deveria haver modelos de todo tipo, altas, médias, baixas, magras, gordas, médias... Afinal somos todos de carne e osso (eu mais carninha :P) e a roupa existe para todos!!