segunda-feira, fevereiro 5

Elogio à moda*

Tudo aquilo que ornamenta a mulher, tudo o que serve para ilustrar a sua beleza, faz parte dela mesma; (…) A mulher é sem dúvida uma luz, um olhar, um convite à felicidade, uma palavra por vezes; mas ela é sobretudo uma harmonia geral, não apenas na sua compleição e no movimento dos seus membros, mas também nas musselinas, nas gazes, na vasta e cintilante profusão de tecidos com que se envolve, e que são como que os atributos e o pedestal da sua divindade; no metal e no mineral que serpenteiam em torno dos seus braços e do seu pescoço, que juntam as suas centelhas ao fogo dos seus olhares, ou que brilham docemente nas suas orelhas.

Baudelaire
in "O pintor da vida moderna"


Aqui tens, querida Cuskiss, um defensor do teu “andar na moda não é vergonha”.

Diz-nos, Baudelaire, que só o sobrenatural, o artificial, o ornamento é virtuoso – sinal de nobreza primitiva da alma humana - e que a natureza apenas tem o papel de nos constranger a necessidades e nos conduzir a atrocidades, por ser vista como a voz do nosso interesse (egoísmo).

E se “o mal se faz sem esforço, naturalmente, por fatalidade “ e “o bem é sempre produto de uma arte”, a moda não pode senão ser considerada como “um sintoma do gosto do ideal, flutuando no cérebro humano, acima de tudo aquilo que a vida natural vai acumulando ali de grosseiro, terrestre e imundo, como uma deformação sublime da natureza.”

Por isto, querida cusca (queridas cuscas), é teu direito aplicares-te a “parecer mágica e sobrenatural”, e de “recorrer a todas as artes para obter os meios de se [te] elevar[es] acima da natureza”.

* a propósito do post “O último grito da moda”

3 comentários:

cuskiss disse...

Aprecio uma pessoa que se cuida, que gosta de andar e de se sentir bonita. Não critico ninguém por isso!
Acredito que hajam prioridades, opiniões e estados de espirito que não vão de encontro á minha opinião...mas essa já é outra história.
Gostei muito do post. Obrigada!

Beijokas

Grace disse...

xiiiiii!!! Tanta coisa boa neste blog! Adorei os links por ali abaixo! Sim senhoras, muitos parabéns por um blog tão interessante!

Alien David Sousa disse...

Se posso meter a colher...cada mulher deve ter o seu próprio estilo. Não tem necessariamente de usar as cores da estação,ou roupas de estilistas famosos. Mas ter um estilo próprio, que se destaque só de olhar.
STYLE IS NEVER OUT OF FASHION!
Bjs alienígenas para as cuscas