quinta-feira, outubro 25

"Se os homens menstruassem"*

(…) Então, o que aconteceria se, de repente, como num passe de mágica, os homens menstruassem e as mulheres não?

(…) Generais, direitistas, políticos e fundamentalistas religiosos citariam a menstruação (”men-struação”, de homem em inglês) como prova de que só mesmo os homens poderiam servir a Deus e à nação nos campos de batalha (”Você precisa dar seu sangue para tirar sangue”), ocupariam os mais altos cargos (”Como é que as mulheres podem ser ferozes o bastante sem um ciclo mensal regido pelo planeta Marte?”), ser padres, pastores, o Próprio Deus (”Ele nos deu este sangue pelos nossos pecados”), ou rabinos (”Como não possuem uma purgação mensal para as suas impurezas, as mulheres não são limpas”).

(…) Programas de televisão discutiriam abertamente o assunto. (No seriado Happy Days: Richie e Potsie tentam convencer Fonzie de que ele ainda é “The Fonz”, embora tenha pulado duas menstruações seguidas. Hill Street Blues: o distrito policial inteiro entra no mesmo ciclo.) Assim como os jornais, (TERROR DO VERÃO: TUBARÕES AMEAÇAM HOMENS MENSTRUADOS. JUIZ CITA MENSTRUAÇÃO EM PERDÃO A ESTUPRADOR.) E os filmes fariam o mesmo (Newman e Redford em Irmãos de Sangue).

Os homens convenceriam as mulheres de que o sexo é mais prazeroso “naqueles dias”. Diriam que as lésbicas têm medo de sangue e, portanto, da própria vida, embora elas precisassem mesmo era de um bom homem menstruado.
As faculdades de medicina limitariam o ingresso de mulheres (”elas podem desmaiar ao verem sangue”).


É claro que os intelectuais criariam os argumentos mais morais e mais lógicos. Sem aquele dom biológico para medir os ciclos da lua e dos planetas, como pode uma mulher dominar qualquer disciplina que exigisse uma maior noção de tempo, de espaço e da matemática, ou mesmo a habilidade de medir o que quer que fosse? Na filosofia e na religião, como pode uma mulher compensar o fato de estar desconectada do ritmo do universo? Ou mesmo, como pode compensar a falta de uma morte simbólica e da ressurreição todo mês?


A menopausa seria celebrada como um acontecimento positivo, o símbolo de que os homens já haviam acumulado uma quantidade suficiente de sabedoria cíclica para não precisar mais da menstruação.
(…) Em suma, nós descobriríamos, como já deveríamos ter adivinhado, que a lógica está nos olhos do lógico. (Por exemplo, aqui está uma idéia para os teóricos e lógicos: se é verdade que as mulheres se tornam menos racionais e mais emocionais no início do ciclo menstrual, quando o nível de hormônios femininos está mais baixo do que nunca, então por que não seria lógico afirmar que em tais dias as mulheres comportam-se mais como os homens se portam o mês inteiro? Eu deixo outros improvisos a seu cargo. (...)


Gloria Steinem
in Memórias da Trangressão

Texto, na íntegra, aqui

Imagem: Judy Chicago

* À cuscous. Que me deu a conhecer.

7 comentários:

FeminineMystique disse...

muito bom! parabéns pela descoberta do excelente texto.
gostei particularmente desta trecho: "se é verdade que as mulheres se tornam menos racionais e mais emocionais no início do ciclo menstrual, quando o nível de hormônios femininos está mais baixo do que nunca, então por que não seria lógico afirmar que em tais dias as mulheres comportam-se mais como os homens se portam o mês inteiro?"

oskar disse...

OPA...JA TINHA ESCRITO UM IMENSO ROL DE DISPARIDADES E FOI TD EMBORA...WELL COMO NAO ME REPITO..FICAMOS POR UMA SONORA GARGALHADA A VOSSA CUSCICE FEMINISTA E ULTRAPASSADA...SOMOS O VOSSO MAIOR DESEJO...O QUE MAIS QUEREM ...E NAO TERIAMOS TANTA GRACA MENSTRUADOS...QUE CENA..TERIA QUE TOMAR TRES BANHOS POR DIA...DAH..DOIS JA CHEGAM...RIR ...E CURTIR...GOSTEI DO VOSSO BLOG...

pipi das meias altas disse...

Pelo menos enquanto estavam a desesperar para que o brufen fizesse efeito e a mudar pensos, tinham menos tempo para fazer asneiras como invadir o Iraque ou andar a atasanar o vizinho.

lr disse...

provavelmente também ovulavam e podiam parir; haveria algum interesse em sermos "iguais"???!

Alien David Sousa disse...

Cuscavel , fartei-me de rir!

"Hill Street Blues: o distrito policial inteiro entra no mesmo ciclo.)"

Apenas sublinhei esta frase, mas ri com muitas outras. Este texto vai muito além.
Olhe tenho algo a pedir-te, será que para a semana me deixas publicar este texto no meu Blog com os DEVIDOS CRÉDITOS CLARO?
Diz qualquer coisa. É que os meus dois ultimos posts tem sido Homem versus mulher, acabei de postar o do homem...que está agora a começar a ser comentado assim adoraria colocar este texto para finalizar.
beijinhos

cuscavel disse...

Alien, usa e abusa. :)

Isabela Figueiredo disse...

Obviamente, seria assim.