sábado, setembro 1

Colecção Outono/Inverno

Por muito fúteis e insignificantes que pareçam, as roupas têm (...) outras e mais importantes funções que simplesmente a de nos aquecer. Modificam a nossa visão do mundo e a visão que o mundo tem de nós. Por exemplo, quando o Capitão Bartolus viu as saias de [da] Orlando, mandou imediatamente armar um toldo no convés, insistiu com ela para que comesse mais uma fatia de carne e convidou-a a acompanhá-lo a terra no escaler. Não lhe prestaria tais homenagens se as suas saias, em vez de rodadas, lhe moldassem as pernas como calções. E quando alguém nos presta homenagem, compete-nos retribuir de alguma forma. Orlando inclinava-se numa reverência; aquiescência; satisfazia os caprichos do bom homem (...). Não faltam, portanto, argumentos em favor da ideia de que são as roupas que nos usam e não nós a elas; (...)

O homem tem a mão livre para empunhar a espada, a mulher vê-se obrigada a usar a sua para impedir os cetins de lhe descaírem dos ombros. O homem olha de frente o mundo, como se este fosse feito para seu usufruto e talhado a seu gosto. A mulher deita-lhe um olhar enviesado, cheio de subtileza, ou mesmo de desconfiança. (...) As roupas são apenas o símbolo de algo que se oculta mais fundo.



Virginia Woolf

in Orlando

2 comentários:

Woman Once a Bird disse...

Magnífico excerto! ;)

Alien David Sousa disse...

Ai a Virginia!:)

"As roupas são apenas o símbolo de algo que se oculta mais fundo."

As roupas são uma manifestação do nosso ser. São. Eu não me visto de certa forma porque A ou B assim o faz. Tenho um estilo próprio, que reflecte a minha personalidade e forma de encarar o mundo. Se estas escondem algo? Claro que sim, até podemos dizer que escondem as pequenas imperfeições do nosso corpo que nos desagradam. Como podem salientar o melhor do nosso corpo.

Kisses