quarta-feira, junho 13

III Plano Nacional para a Igualdade - Género e Cidadania

Enquadramento
(...) A subalternização das mulheres em muitas esferas da sociedade continua a impedir que a Igualdade consagrada na lei tenha os necessários reflexos na prática.

Dados estatísticos recentes demonstraram a persistência de uma fraca representação feminina na tomada de decisão, bem como a intensificação de evidências de maus-tratos contra as mulheres, a sua maior vulnerabilidade à pobreza e exclusão social, a sua precariedade laboral e uma afectação não equitativa das responsabilidades familiares e domésticas. Este diagnóstico reforça a necessidade de uma intervenção estruturada em várias frentes e serve como “pano de fundo” à elaboração deste Plano.

Também os estereótipos de género continuam a ser determinantes na construção das desigualdades entre mulheres e homens, afectando todas as esferas da vida social, política, económica e cultural, condicionando os nossos valores, linguagem, expectativas, comportamentos e opções. Urge, assim, desenvolver um esforço concertado de combate aos estereótipos de género em todas as áreas e, em particular, na educação e formação, na saúde, no mercado de trabalho, no desporto e na cultura, na comunicação social, bem como em todos os domínios da vida política e pública estruturantes de uma cidadania activa e responsável.

  • Ver o Plano Nacional para a Igualdade aqui

  • De destacar a elaboração do Primeiro Plano Nacional contra o Tráfico de Seres Humanos - pode ser consultado aqui.

  • III Plano contra a Violência Doméstica - referido neste post - pode ser visto, na íntegra, aqui.

Sem comentários: