quinta-feira, maio 3

Embe-leSar

«Toda a mulher sabe que, independentemente de todas as suas outras proezas, é um fracasso se não for bonita. Sabe também que qualquer que seja a sua beleza, esta decai a olhos vistos dia após dia. Uma mulher nunca pode parecer a idade que tem. Mesmo que seja de uma beleza sobrenatural, como as supermodelos cujas imagens vê reproduzidas à sua volta até lhe serem mais familiares do que os traços da sua própria mãe, nunca pode ser suficientemente bonita. Deve haver bocados dela que não prestam, os seus joelhos, os seus pés, as suas nádegas, os seus seios. (...)



Os cientistas designam a anormal preocupação com um defeito no aspecto físico por Perturbação Dismórfica Corporal [Michael Jackson parece ser um caso evidente desta perturbação; fez mais de 30 cirurgias plásticas]. (...) Aquilo que num homem é comportamento patológico é exigido de uma mulher. Um homem calvo que use peruca é uma figura ridícula; uma mulher calva que se recuse a usar peruca está a ser obstinada. As mulheres com pêlos a "mais" (i.e., quaisquer pêlos) devem lidar diariamente com todo o tipo de produtos de depilação para parecer que não têm pêlos. Oxigenar bigodes, pôr cera nas pernas e arrancar sobrancelhas são actividades que absorvem centenas das horas das mulheres. (...) Ninguém diria que a mulher que se sujeita à agoniante provação de arrancar os pêlos das virilhas com cera quente sofre de Perturbação Dismórfica Corporal.»

Germaine Greer
in A Mulher Total

Imagem: René Magritte
The Collective Invention

3 comentários:

rps disse...

A mulher da foto não é lá muito bela...

inominável disse...

o escritor tem toda a razão... e eu contra mim falo, tb nessa luta contra pêlos...

cuscavel disse...

Bem-vinda, inominável! Este é um excerto DAGermaine e não do Germaine. Mas a confusão é usual. Confesso que também eu, quando a vi referenciada noutro livro, achei que fosse um homem. :)